Você sabe o que é Light painting? Nada mais do que pintar com a luz. Isso mesmo! Se a fotografia é o registro da luz, porque não brincar com ela?! Nessa técnica são registradas imagens com desenhos feitos a partir de objetos luminosos, tudo muito divertido e criativo.
As primeiras pinturas foram feitas a partir dos traços de Pablo Picasso, e servem de inspiração ainda hoje para mais e mais imagens quase oníricas. Mas não se engane, aqui não tem manipulação digital, efeito especial, tudo foi feito a partir desta simples técnica.
Para fotografar usando o recurso do light painting, você vai precisar de uma câmera que tenha o modo manual para poder diminuir a velocidade do obturador a alguns segundos. O número preciso desta velocidade depende da intenção da sua fotografia, da sua ideia. Também será necessário um tripé ou um local firme para apoiar a sua câmera, para que ela fique bem paradinha enquanto registra as imagens, e, assim, tudo sair com foco.
Arrisque valores diferentes para ISO e deixe a abertura do diafragma mais aberta. Para melhores resultados, use o timer da sua câmera para capturar as imagens.
Um local bem escuro também ajuda. Dessa forma, a luz fica sendo a protagonista da sua fotografia. Utilize lanternas, luzes de celulares, estrelinhas de festa junina, qualquer objeto que produza luz (artificial ou natural) vale para criar um efeito diferente na sua foto.
Pratique algumas vezes e acompanhe os resultados foto a foto. Ajeite um pouco os valores de velocidade e abertura, acerte o foco, faça novos desenhos, divirta-se!
Camilla Cheade
www.camillacheade.com
| Nota da Nathalia: Gente, sempre quis saber como fazia isso. Sempre achei incrível quando via em algumas fotos de casamento ao ar livre e tal e achava que era impossível de fazer. Adorei saber que não é. Vou testar assim que eu puder! =) |