Quando completei 2 meses de casada, resolvi reproduzir uma receita de fondue de carne do Chalezinho que vi no Vamos Receber e, para acompanhar, optei por batata rosti (que eu amo de paixão!) e acho que super combina com fondue.
Procurei alguns tutoriais na internet e depois de algumas tentativas adaptei isso para a minha batata rosti que a melhor batata rostie da vida! (#exagerada). Por incrível que pareça é super fácil de fazer e fica uma delícia!
Você vai precisar de:
– Batatas (5 batatas médias/grandes fazer 2 rostis de bom tamanho)
– Sal
– Azeite e/ou Pam
– Frigideira anti-aderente
– Ralador grosso
Modo de fazer:
Cozinhe as batatas com casca em água salgada, mas não deixe que fiquem muito cozidas para você conseguir ralar depois. Escorra e deixe na geladeira por pelo menos 1h (tem gente que deixa 24h, mas não sou tão planejada assim e, por isso, deixo no mínimo 1h e no máximo as 24h). Quando elas já estiverem bem geladinhas, descasque, lave e rale no ralador grosso.
Agora é só preparar a frigideira para receber sua batata. Gosto de fazer com a frigideira antiaderente pequena pois além de não grudar, ela ajuda a fazer o formato da batata. Antes de começar a montar, unto com Pam ou azeite para garantir que ela vai ficar bem soltinha na frigideira.
Vá colocando a batata no fundo da frigideira, mas não aperte ela. Quando chegar na metade da altura que desejar, coloque o recheio de sua preferencia (normalmente coloco muçarela de búfala, ou algum queijo que seja fácil de derreter). Depois é só cobrir tudo com mais batata e começar a empurrar as laterais com um espátula para que ela tome a forma da frigideira. Deixe em fogo médio/baixo para não queimar. Se você achar que ela está grudando, coloque azeite nas laterais e dê uma sacudida na frigideira.
Chegou a prova de fogo! Hora de virar a batata. Use um prato para te ajudar nessa missão. Retire a frigideira da chama e encoste o prato nela antes de virar. Nessa hora a batata ficará de “cabeça para baixo” e você conseguirá empurrar a parte mais crua para a frigideira. Parece complicado, mas é mais simples do que vocês imaginam. Deixe que essa parte fique dourada e quando os dois lados estiverem cozidos por igual você já pode tirar. Sua batata rosti está pronta!
Eu juro que é fácil e rápido de fazer. O único problema é que só consigo fazer uma por vez, então, uma sempre fica super quentinha e a outra um pouco menos. Mas nada que com o tempo e muita prática eu não consiga administrar melhor. Quem ficar com dificuldade e precisar de uma ajuda mais didática, pode dar uma olhada nesse video aqui que me ajudou a fazer a minha primeira batata.
/o/ amo batata e estou cozinhando pra mim mesma todos os dias agora!!! Vou super tentar!! O medo é querer comer todo dia hauhauha
Ih Tamires! Se preparar para viciar! hahahahaha
Essa batata é boa demais!
Beijos
Nati, adoro o teu blog!
Tenho uma dica que pode facilitar: sabe aquelas omeleteiras (conjunto de duas frigideiras que se encaixam)? Eu tenho uma em casa e acho que dá perfeitamente pra fazer essa batata!
Eu adorei a idéia e vou tentar reproduzir, depois te conto como foi!
Beijos!
Que bom que você gosta!
Experimenta com essa omeleteira e me conta… parece ser uma boa ideia sim hein!
Curti! =)
Beijos
Nathalia,
Eu adoooooooroooooooo essa batata, mas sempre penso que não vou conseguir fazer e ficar tão bem feita quanto a sua.
Se assim é bom imagina, com recheio …. hummmm babei
bjkas
Vai com tudo Vanessa!
Se eu consegui você também consegue! =)
É mais fácil do que parece.
beijos